Estratégias pedagógicas, para internalização de valores em estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.52936/p.v1i1.11Palavras-chave:
estrategias didácticas, interiorización de valoresResumo
O objetivo é determinar a relação das estratégias didáticas com a internalização de valores. O tipo de pesquisa é descritiva, correlacional e transversal, cuja pesquisa foi realizada em uma amostra de 121 alunos, determinada por meio da técnica de seleção intencional e com participação voluntária, cujos instrumentos foram validados, por meio de teste piloto e perícia. Entre outros resultados, o valor do coeficiente de correlação existente entre a variável preditora “estratégias didáticas” e a variável critério: “internalização de valores” é R = 0,495; indicando uma correlação muito próxima da média. Em conclusão, a relação acima mencionada é direta e significativa.
Referências
Alvarez Robinson, S. E. (2015). Práctica de lectura y su incidencia en el aprendizaje de valores culturales para los estudiantes del bachillerato general unificado de la unidad educativa los Guayacanes del Cantón Quevedo. [Tesis de maestría, Universidad Técnica de Babahoyo]. Retrieved from http://dspace.utb.edu.ec/bitstream/handle/49000/1774/T-UTB-CEPOS-MDC- 0000064.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Aparicio Malo, J. M. (2014). Biblia y valores para la vida en sociedad. Sal Terrae, 102, 377–393. Retrieved from http://www.alianzajm.org/IMG/pdf/1465.pdf
Cannata, J. P. (2014). Valores y discurso público: comunicación e identidad cristiana de instituciones sociales y educativas en el nuevo contexto cultural. Austral Comunicación, 3(1), 1–22. https://doi.org/https://doi.org/10.26422/aucom.2014.0301.can
Carhuapoma Acosta, Y., and Juárez Coello, P. (2015). Valores humanos, actitudes y comportamientos pro ambientales en estudiantes universitarios de Lima-Perú. Rev. Peru. Obstet. Enferm, 11(1), 1–7. Retrieved from https://www.aulavirtualusmp.pe/ojs/index.php/rpoe/article/view/737
Ciprián Sastre, J. E. (2012). La investigación como estrategia pedagógica de construcción de ciudadanía en los niños, niñas y jóvenes del programa ondas y las relaciones que se construyen con los adultos acompañantes. Educación Y Territorio, 2(1), 67–85. Retrieved from https://www.jdc.edu.co/revistas/index.php/reyte/article/view/414
del Salto Bello, M. W. (2015). Educación en valores: propuesta de una estrategia. Medisan, 19(11), 1421–1429. Retrieved from http://scielo.sld.cu/pdf/san/v19n11/san161911.pdf
Gómez Acosta, L. E., Rodríguez Ramos, R. E., and Yate Támara, C. (2015). La lúdica como estrategia pedagógica para rescatar los valores del respeto, tolerancia, diálogo y honestidad, en la Institución Educativa Claraval Chuscales; sede Chuscales. [Tesis de especialidad, Fundación Universitaria Los Libertadores]. Retrieved from https://repository.libertadores.edu.co/bitstream/handle/11371/136/GómezAcostaLuzE delmira.pdf?sequence=2
Gómez González, A. (2015). La educación religiosa como respuesta a una sociedad que necesita educarse en valores. [Tesis de licenciatura, Universidad Santo Tomas Facultad]. Retrieved from https://repository.usta.edu.co/bitstream/handle/11634/18742/2015AndersonGómez.P DF?sequence=1&isAllowed=y
González, S., and Triviño, M. Á. (2018). Las estrategias didácticas en la práctica docente universitaria. Profesorado Revista de Currículum Y Foramción Del Profesorado, 22(2), 371–388. https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i2.7728
Grueso-Hinestroza, M. P., and Antón-Rubio, M. C. (2015). Valores culturales en redes interorganizacionales: Una propuesta desde el Modelo de Shalom Schwartz (1992). Investigación & Desarrollo, 23(2), 369–390. Retrieved from https://www.redalyc.org/pdf/268/26843173006.pdf
Lopes, G. T., Rocha Bernardes, M. M., Lopes Pinheiro, A. P., Cortez Belchior, P., Moreira Delphim, L., and da Silva Ferreira, R. (2014). Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica. ESCOLA ANNA NERY REVISTA DE ENFERMAGEM, 18(2), 202–208. https://doi.org/10.5935/1414-8145.20140029
López, R. (2018). Propuesta de internacionalización desde las estrategias didácticas universitarias. Alteridad Revista de Educación, 13(2), 239–250.
https://doi.org/https://doi.org/10.17163/alt.v13n2.2018.07
Márquez-Barquero, M. (2015). Pertinencia del abordaje de los valores en la clase de
educación física. REVISTA UNIVERSIDAD EN DIÁLOGO, 5(2), 11–19.
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15359/udre.5-2.1
Méndez Méndez, J. M. (2012). El diálogo “inter-pedagógico” como estrategia para la
transformación de las prácticas educativas. Diá-Logoslogos, (9), 9–20. Retrieved from http://redicces.org.sv/jspui/bitstream/10972/2060/1/1. El dialogo pedagogico.pdf
Morales, A. A. (2019). Estrategias didácticas para el desarrollo de competencias transversales en estudiantes universitarios a través del empleo de las TIC. REIIE, 5(1), 48–63. Retrieved from https://zenodo.org/record/3629580#.YHNEeOhKjtQ
Páez-Rueda, J. E. (2013). Propuesta para formación en valores personales y sociales en la Fundación Real Madrid de Bogotá D.C. [Tesis de licenciatura, Universidad Libre de Colombia]. Retrieved from https://repository.unilibre.edu.co/bitstream/handle/10901/8634/TRABAJO DE GRADO.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Prieto-miranda, S. E., Canales-gonzález, M. P., Jiménez-bernardino, C. A., Esparza-pérez, R. I., and Rodríguez-rivera, R. (2015). Perfil de valores humanos de médicos en formación profesional. Inv Ed Med., 4(16), 216–222. Retrieved from http://www.scielo.org.mx/pdf/iem/v4n16/2007-5057-iem-4-16-00216.pdf
Quispe, N. J. (2019). Escribimos acrósticos sobre los valores. [Tesis, Universidad Nacional de Trujillo]. Retrieved from https://dspace.unitru.edu.pe/bitstream/handle/UNITRU/13722/QUISPE AQUINO NATIVIDAD JESUS.pdf?sequence=3&isAllowed=y
Serna Merchán, J. M. (2013). Las narrativas cantadas de la carranga como estrategia pedagógica “otra” en la construcción de procesos identitarios y el fortalecimiento de la educación intercultural en el ámbito de la escuela rural. [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica Nacional]. Retrieved from http://repositorio.pedagogica.edu.co/bitstream/handle/20.500.12209/932/TO- 15772.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Supe Luisa, B. H. (2015). Diseño de una Estrategia Basada en la Pedagogía Crítica para la Enseñanza de Valores Cristianos en Educación General Básica Superior. [Tesis de magister, Pontificia Universidad Católica del Ecuador]. Retrieved from
https://repositorio.pucesa.edu.ec/bitstream/123456789/1384/1/75773.pdf
Torres, Á. Y., and Correa, H. M. (2019). Estrategias didácticas para disminuir problemas
de aprendizaje en población vulnerable. Educación Y Ciencia, (22), 221–234. Retrieved from https://revistas.uptc.edu.co/index.php/educacion_y_ciencia/article/view/10048/8533
Urdaneta Benavides, M. M. (2014). Diálogo para la reflexión: compartiendo la experiencia de aula desde el proyecto pedagógico. INNOVACIONES EDUCATIVAS, (21), 43–50. Retrieved from https://revistas.uned.ac.cr/index.php/innovaciones/article/view/902/827
Vidal, M., and Bárbara, A. (2014). Formación en valores Formation of values. Educación Médica Superior, 28(1), 175–186. Retrieved from http://scielo.sld.cu/pdf/ems/v28n1/ems18114.pdf
Zamudio, G. (2019). Estrategias didácticas, inclusión y educación expandida. REVISTA BOLETÍN REDIPE, 8(9), 18–22. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7528309
Zavala, V., and Martínez, G. (2018). Diseño de un taller como propuesta didáctica para fomentar el valor de la responsabilidad en alumnos de cuarto grado de primaria. Educando Para Educar, 19(35), 91–102. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7186591
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.