Quadro sociocrítico para uma reorientação da didática da química

Autores

  • Nelly Salinas Zapata Universidad Peruana Unión, Perú

DOI:

https://doi.org/10.52936/p.v1i1.10

Palavras-chave:

marco sociocrítico química cotidiana, papel del docente, mediación y aprendizaje en contexto, competencias en química, objetivos de la química cotidiana

Resumo

Este artigo pretende estruturar um quadro sócio-crítico para o ensino da Química orientado para o quotidiano, que não é novo, mas inovador. Ressalta-se a importância de compatibilizar os conteúdos químicos com suas implicações sociais, mostrando como está envolvida em múltiplos campos e facilitando seu aprendizado a partir da vivência de situações do cotidiano. Para o efeito, foram revistas as informações das páginas da Internet sobre "Chemistry Didactics and Everyday Life". O resultado da análise permite-nos identificar os seguintes pressupostos que tipificam o actual quadro sócio-crítico do ensino da Química quotidiana: apoiar o desenvolvimento da estrutura cognitiva do aluno com base na linguagem conceptual da Química, mostrar a relação directa entre as ciências químicas e a química quotidiana, ir ao encontro dos objectivos da formação científica, promover capacidades e competências disciplinares e cívicas, e a aprendizagem contextualizada à nossa realidade e ao seu carácter sócio-crítico. Em conclusão, o ensino de química sob esta abordagem didática nos permitiria apreciar como a química resolve problemas e ajuda a melhorar as condições de vida.

Biografia do Autor

Nelly Salinas Zapata, Universidad Peruana Unión, Perú

Referências

Blanco, A. et al. (2003). Las bebidas. Productos cotidianos en la enseñanza de la química. Grupo QUIMESCA. Málaga, España

De la Torre, Villar Ernesto y Navarro de Anda, Ramiro (1990). Metodología de la investigación, bibliográfica, archivística y documental. Mc Graw-Hill, D.F. México

Diario de la República. Edición Impresa del 23 de diciembre de 2009.Sección Tecnología. En línea: http://larepublica.pe/

Díaz Barriga, F., Hernández, G. (2010). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista. McGraw Hill/Interamericana Editores, S.A. de C.V. México, D.F.

Díaz, H. (2014). Los tres problemas que existen en el sector educación del Perú. En el Comercio, Portafolio 07-03-2014.

Díaz Marín, C.A. (2012). Prácticas de laboratorio a partir de materiales de la vida cotidiana como alternativa en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la química. Universidad Nacional de Colombia.

Garai, C., Cuenca, J., López M. y Rubio, R. (1997). La química de nuestro entorno. Instituto para el desarrollo curricular y la formación del profesorado del país Vasco. Andalucía, Bilbao. ISBN: 84-89845-75-1.

Latapí, P. (2003), ¿Cómo aprenden los maestros?, México, Secretaría de Educación Pública (Cuadernos de Discusión, 6).

Layton, D. (1988). Revaluing the T in STS. International Journal of Science Education, 10(4), 367-378.

Leclercq & Cabrera (2014). Ideas, inspirándose en Tardif (2006). Universidad de Lieja, Bélgica.

Leclercq, D. (2016). Preguntas clave para evaluar el perfil de egreso, el programa y los cursos. III Encuentro Internacional Universitario: La evaluación de competencias en la educación superior. Encuentro PUCP lima Perú.

Pinto Cañon, G. (editor) (2003). Jornada monográfica: didáctica de la química y vida cotidiana. Impreso por la Sección de Publicaciones de la Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de la Universidad Politécnica de Madrid. 432 pp.

Pozo, J. I., y Monereo, C. (1999). El aprendizaje estratégico. Madrid: Aula XXI, Santillana.

Sanmartí, N. (2000). El diseño de unidades didácticas, en F. J. Perales y P. Cañal (Edds.), Didáctica de las ciencias experimentales, pp. 239-266, Editorial Marfil, Alcoy España.

Storer, N. (1966). The Social System of Science. New York: Holt, Rineheart & Winston.

Verberen (1994)

Wenger, E. (2001), Comunidades de práctica: Aprendizaje, significado e identidad,

Ediciones Paidós Ibérica, S.A., Cap. 2, pp. 99 -114.

White, Elena G. (2008). La educación 26,27. En línea: http://www.jovenes-cristianos.com/

Publicado

2019-06-06

Como Citar

Salinas Zapata, N. (2019). Quadro sociocrítico para uma reorientação da didática da química. Paidagogo, 1(1), 80–97. https://doi.org/10.52936/p.v1i1.10

Edição

Seção

Artículos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.