Quadro sociocrítico para uma reorientação da didática da química
DOI:
https://doi.org/10.52936/p.v1i1.10Palavras-chave:
marco sociocrítico química cotidiana, papel del docente, mediación y aprendizaje en contexto, competencias en química, objetivos de la química cotidianaResumo
Este artigo pretende estruturar um quadro sócio-crítico para o ensino da Química orientado para o quotidiano, que não é novo, mas inovador. Ressalta-se a importância de compatibilizar os conteúdos químicos com suas implicações sociais, mostrando como está envolvida em múltiplos campos e facilitando seu aprendizado a partir da vivência de situações do cotidiano. Para o efeito, foram revistas as informações das páginas da Internet sobre "Chemistry Didactics and Everyday Life". O resultado da análise permite-nos identificar os seguintes pressupostos que tipificam o actual quadro sócio-crítico do ensino da Química quotidiana: apoiar o desenvolvimento da estrutura cognitiva do aluno com base na linguagem conceptual da Química, mostrar a relação directa entre as ciências químicas e a química quotidiana, ir ao encontro dos objectivos da formação científica, promover capacidades e competências disciplinares e cívicas, e a aprendizagem contextualizada à nossa realidade e ao seu carácter sócio-crítico. Em conclusão, o ensino de química sob esta abordagem didática nos permitiria apreciar como a química resolve problemas e ajuda a melhorar as condições de vida.
Referências
Blanco, A. et al. (2003). Las bebidas. Productos cotidianos en la enseñanza de la química. Grupo QUIMESCA. Málaga, España
De la Torre, Villar Ernesto y Navarro de Anda, Ramiro (1990). Metodología de la investigación, bibliográfica, archivística y documental. Mc Graw-Hill, D.F. México
Diario de la República. Edición Impresa del 23 de diciembre de 2009.Sección Tecnología. En línea: http://larepublica.pe/
Díaz Barriga, F., Hernández, G. (2010). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista. McGraw Hill/Interamericana Editores, S.A. de C.V. México, D.F.
Díaz, H. (2014). Los tres problemas que existen en el sector educación del Perú. En el Comercio, Portafolio 07-03-2014.
Díaz Marín, C.A. (2012). Prácticas de laboratorio a partir de materiales de la vida cotidiana como alternativa en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la química. Universidad Nacional de Colombia.
Garai, C., Cuenca, J., López M. y Rubio, R. (1997). La química de nuestro entorno. Instituto para el desarrollo curricular y la formación del profesorado del país Vasco. Andalucía, Bilbao. ISBN: 84-89845-75-1.
Latapí, P. (2003), ¿Cómo aprenden los maestros?, México, Secretaría de Educación Pública (Cuadernos de Discusión, 6).
Layton, D. (1988). Revaluing the T in STS. International Journal of Science Education, 10(4), 367-378.
Leclercq & Cabrera (2014). Ideas, inspirándose en Tardif (2006). Universidad de Lieja, Bélgica.
Leclercq, D. (2016). Preguntas clave para evaluar el perfil de egreso, el programa y los cursos. III Encuentro Internacional Universitario: La evaluación de competencias en la educación superior. Encuentro PUCP lima Perú.
Pinto Cañon, G. (editor) (2003). Jornada monográfica: didáctica de la química y vida cotidiana. Impreso por la Sección de Publicaciones de la Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de la Universidad Politécnica de Madrid. 432 pp.
Pozo, J. I., y Monereo, C. (1999). El aprendizaje estratégico. Madrid: Aula XXI, Santillana.
Sanmartí, N. (2000). El diseño de unidades didácticas, en F. J. Perales y P. Cañal (Edds.), Didáctica de las ciencias experimentales, pp. 239-266, Editorial Marfil, Alcoy España.
Storer, N. (1966). The Social System of Science. New York: Holt, Rineheart & Winston.
Verberen (1994)
Wenger, E. (2001), Comunidades de práctica: Aprendizaje, significado e identidad,
Ediciones Paidós Ibérica, S.A., Cap. 2, pp. 99 -114.
White, Elena G. (2008). La educación 26,27. En línea: http://www.jovenes-cristianos.com/
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.