Método de ensino baseado em pesquisas por tarefa (MEBSTI): sua eficácia para a realização de competências matemáticas no sistema numérico real
DOI:
https://doi.org/10.52936/p.v1i2.17Palavras-chave:
Método de enseñanza, tareas investigativas, competencias matemáticas, sistema de números realesResumo
A presente pesquisa foi desenvolvida com a participação de estudantes do primeiro ano da carreira administrativa da Universidad Peruana Unión, o objetivo que foi levantado foi o de determinar a eficácia do MEBSTI na conquista de competências matemáticas. A população foi constituída pelos estudantes inscritos no ciclo acadêmico 2017 - II do curso de Matemática, que eram 43; 21 do grupo experimental e 22 do grupo de controle. Destes, alguns nomes foram purgados por não comparecimento e por serem estudantes irregulares, deixando 18 estudantes no grupo experimental e 19 no grupo de controle. A pesquisa é quantitativa aplicada, quase experimental, uma vez que foram tomados grupos intactos. O grupo experimental desenvolveu a unidade do sistema de número real aplicando o MEBSTI enquanto o grupo de controle a desenvolveu sob o método tradicional. Os resultados obtidos foram realizados por meio do teste t - Student através do pacote estatístico SPSS (22.0). O que indica que existe uma diferença significativa entre os dois grupos estudados, e esta diferença é provavelmente devida à aplicação do MEBSTI para melhorar o desenvolvimento das habilidades matemáticas.
Referências
Aredo, M. (septiembre de 2012). la contribución a la mejora del rendimiento en Matemática Básica para estudiantes que inician sus estudios universitarios. 1 - 160. Lima, Lima, Per.
Blum, W., Drüke-Noe, C., Hartung, R., & Köller, O. (2015). Estándares de aprendizaje de
la matemática: articulación primaria-secundaria, orientaciones para las sesiones de
aprendizaje, ideas para la capacitación docente, ejemplos de tareas.
Clark-Carter, D., Parra, E., Rojas, E., & Parra, J. (2002). Investigación cuantitativa en
psicología: del diseño experimental al reporte de investigación De las Fuentes, M., Arcos, J., & Navarro, C. (2010). Impacto en las Competencias Matemáticas de los Estudiantes de Ecuaciones Diferenciales a Partir de una Estrategia Didáctica que Incorpora la Calculadora. Formación Universitaria, 3(3).
Konstantinou-katzi, P., Tsolaki, E., & Meletiou-Mavrotheris, Maria, Koutselini, M. (2013). Differentiation of teaching and learning mathematics : an action research study in tertiary education. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 44(3), 332–349. http://doi.org/10.1080/0020739X.2012.714491
Korniejczuk, R. (2012). El currículo en una universidad adventista. Revista Apuntes Universitarios. Año II, Número 1, ISSN: 2225-7136, 21-30.
Machado, E. & Montes de Oca, N. (2009). Las habilidades investigativas y la nueva Universidad : Terminus a quo a la polémica y la discusión. Centro de Estudios de Ciencias de La Educación. Universidad de Camagüey. Cuba. Evelio.machado@reduc.edu.cu, (1).
Mesa, Ó. (2012). Modelo metodológico para desarrollar habilidades investigativas en los estudiantes de la básica, media y media técnica. Retrieved from http://bibliotecadigital.usbcali.edu.co:8080/jspui/handle/10819/740
Montes de Oca, N. & Machado, E., (2009).
Pérez, J. (2013) “Empleo del software educativo: su eficiencia en el rendimiento académico del cálculo integral en la facultad de ingeniería y arquitectura de la Universidad Peruana Unión - Filial Tarapoto”. Tesis de Maestría. Universidad Peruana Unión, Perú.
Proenza, Y. y Leyva, L. (2006) Reflexiones sobre la calidad del aprendizaje y de las competencias matemáticas. Revista iberoamericana de educación Número 41/1
Serrano-Guzmán, M. F., Solarte-Vanegas, N. C., Pérez-Ruíz, D. D., & Pérez-Ruiz, Á. (2011). La investigación como estrategia pedagógica del proceso de aprendizaje para ingeniería civil. Educación, 35(2), 1–33. Retrieved from http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=fua&AN=75067299&lang =es&site=ehost-live.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Paideia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.